Diagnósticos de Enfermagem em paciente com Hemofilia A: um estudo de caso
NANDA
International





NANDA International 2011 Conference Abstract
Education and Implementation

Authors
M.F. Ciccilini, V. Ferreira, R.M. Zacareli Cyrillo, M.B. Campagnoli, Enfermagem, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP, BRAZIL; V. Ferreira, Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Ribeirão Preto, SP, BRAZIL

Purpose
A hemofilia A (hemofilia clássica) é uma doença hemorrágica, decorrente de deficiências quantativas ou defeitos moleculares do Fator VIII. O gene do Fator VIII situa-se próximo a extremidade do braço longo do cromossomo X. As hemofilias caracterizam- se clinicamente pelo aparecimento de sangramentos, que ocorrem após traumatismos de intensidade mínima. 
Para prestar uma assistência de enfermagem com unificação da linguagem e transparência de cada atividade realizada, buscou-se para o paciente com Hemofilia A a utilização da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC).



Question
Identificar os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em paciente com Hemofilia A e descrever as principais intervenções de enfermagem 
segundo NIC. 



Method/Design
Trata-se de um estudo de caso de um paciente de 47 anos, masculino, internado há 33 dias devido a Hemofilia A, Acidente vascular cerebral hemorrágico e Hipertensão arterial sistêmica, no qual foi realizado o raciocínio diagnóstico de Risner para identificação dos Diagnósticos de Enfermagem segundo a Associação Norte Americana dos Diagnósticos de Enfermagem (NANDA) e as Intervenções de Enfermagem segundo a NIC.


Findings

Foram identificados os diagnósticos: Risco para Infecção, Proteção Ineficaz e Membrana Mucosa Oral Prejudicada. As intervenções realizadas segundo a NIC para Risco de Infecção foi o controle de infecção, para Proteção Ineficaz a intervenção realizada foi prevenção contra sangramento e para o diagnóstico de Membrana Mucosa Oral Prejudicada as intervenções foram manutenção e promoção da saúde oral.



Conclusion
A equipe de enfermagem que presta assistência ao paciente portador de Hemofilia A deve estar instrumentalizada utilizando a NANDA e a NIC como referencial, para organizar e estabelecer os resultados esperados a partir dos cuidados estabelecidos, de modo a mostrar a comunidade de profissionais da saúde uma linguagem unificada e transparente.


Discussion
 
Após a implementação das atividades contidas nas intervenções da NIC, para o Diagnóstico de Risco de Infecção o paciente não apresentou sinal ou sintoma de infecção. Para o Diagnóstico de Proteção Ineficaz não foi constatado sinais de sangramento, e para o Diagnóstico de Membrana Mucosa Oral Prejudicada houve melhora na integridade da mucosa.


© NANDA International, Inc. All Rights Reserved
Quick Jump Menu