
NANDA International 2011 Conference Abstract
Education and Implementation
Authors
M.F. Ciccilini, V. Ferreira, R.M. Zacareli Cyrillo, M.B. Campagnoli, Enfermagem, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP, BRAZIL; V. Ferreira, Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Ribeirão Preto, SP, BRAZIL
Purpose
A hemofilia A (hemofilia clássica) é uma doença hemorrágica, decorrente de deficiências quantativas ou defeitos moleculares do Fator VIII. O gene do Fator VIII situa-se próximo a extremidade do braço longo do cromossomo X. As hemofilias caracterizam- se clinicamente pelo aparecimento de sangramentos, que ocorrem após traumatismos de intensidade mínima.
Para prestar uma assistência de enfermagem com unificação da linguagem e transparência de cada atividade realizada, buscou-se para o paciente com Hemofilia A a utilização da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC).
Question
Identificar os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em paciente com Hemofilia A e descrever as principais intervenções de enfermagem
segundo NIC.
Method/Design
Trata-se de um estudo de caso de um paciente de 47 anos, masculino, internado há 33 dias devido a Hemofilia A, Acidente vascular cerebral hemorrágico e Hipertensão arterial sistêmica, no qual foi realizado o raciocínio diagnóstico de Risner para identificação dos Diagnósticos de Enfermagem segundo a Associação Norte Americana dos Diagnósticos de Enfermagem (NANDA) e as Intervenções de Enfermagem segundo a NIC.
Findings
Foram identificados os diagnósticos: Risco para Infecção, Proteção Ineficaz e Membrana Mucosa Oral Prejudicada. As intervenções realizadas segundo a NIC para Risco de Infecção foi o controle de infecção, para Proteção Ineficaz a intervenção realizada foi prevenção contra sangramento e para o diagnóstico de Membrana Mucosa Oral Prejudicada as intervenções foram manutenção e promoção da saúde oral.
Conclusion
A equipe de enfermagem que presta assistência ao paciente portador de Hemofilia A deve estar instrumentalizada utilizando a NANDA e a NIC como referencial, para organizar e estabelecer os resultados esperados a partir dos cuidados estabelecidos, de modo a mostrar a comunidade de profissionais da saúde uma linguagem unificada e transparente.
Discussion
Após a implementação das atividades contidas nas intervenções da NIC, para o Diagnóstico de Risco de Infecção o paciente não apresentou sinal ou sintoma de infecção. Para o Diagnóstico de Proteção Ineficaz não foi constatado sinais de sangramento, e para o Diagnóstico de Membrana Mucosa Oral Prejudicada houve melhora na integridade da mucosa.
© NANDA International, Inc. All Rights Reserved